quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Anunciados novos pró-reitores da UFPel


O reitor eleito da UFPel, professor Mauro Del Pino, anunciou, em entrevista coletiva à imprensa, a nominata dos pró-reitores de sua gestão, que iniciará em janeiro de 2013. A coletiva, que contou com a presença também do vice-reitor eleito, professor Carlos Mauch, ocorreu na manhã desta quarta-feira(24), no miniauditório da Faculdade de Educação da UFPel.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura deixará de existir, sendo o setor reabsorvido pela Pró-Reitoria Administrativa. O professor Gilson Porciúncula, do Centro de Engenharias, será o responsável pela área de Infraestrutura, dentro da Pró-Reitoria Administrativa. Na foto (clique para ampliar), da esquerda para a direita, Gilson Porciúncula, Rosane Brandão, Luiz Osório, Antônio Cruz, Carlos Mauch, Mauro Del Pino, Fabiane Tejada, Denise Gigante, Antônio Cleff e Sérgio Christino.

Nominata da Gestão com currículos:
Reitor
Mauro Del Pino
É professor Adjunto da Faculdade de Educação e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel. É Doutor em Educação e Mestre em Educação pela UFRGS, Especialista em Ensino pela UFPel, Engenheiro Civil pela UCPel e possui Licenciatura Plena pela FaE/UFPel. Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas (2001-2004) e Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012).
É Editor da Revista “Cadernos de Educação” do PPGE/FaE/UFPel e integra o Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É autor do livro “Educação, trabalho e novas tecnologias”, entre outras publicações em livros e periódicos científicos nas áreas de educação, trabalho, formação profissional, política educacional e gestão educacional.
Vice-Reitor
Carlos Rogério Mauch
Professor Associado do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Graduado em Agronomia (UFPel, 1988), Mestre em Fitotecnia (UFRGS, 1993) e Doutor em Agronomia (Universidad Politécnica de Valencia-España, 2001). Professor Associado da FAEM, orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel. No âmbito administrativo foi coordenador do PPG Agronomia/UFPel por dois mandatos (2003-2005, 2005-2007), do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPel (2009-2011) e conselheiro no Conselho Universitário da UFPel (2006-2008).
É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPel, (2009-2013). Desde 1994 atua na graduação e desde 2001 na pós-graduação da UFPel, onde orientou 7 dissertações de mestrado, 9 de doutorado, participou de 164 bancas de conclusão de curso (42 de mestrado, 35 exames de qualificação, 29 de doutorado e 58 de conclusão de curso Agronomia). Consultor ad hoc da FAPESC, Revista Ciência Rural, Revista Brasileira de Agrociência e Horticultura Brasileira. Avaliador Institucional e de cursos do sistema INEP/SINAES/MEC. Membro da diretoria da ADUFPEL - Seção sindical ANDES em 2007-2009 (1º secretário) e 2009-2011 (1º vice-presidente).
Pró-Reitora de Graduação
Fabiane Tejada da Silveira
Professora do quadro permanente da UFPel desde 1997. Lotada no Centro de Artes. Doutora em Educação. Foi em duas oportunidades Chefe do Departamento de Música e Artes Cênicas. Foi coordenadora do Projeto Arte na Escola, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/UFPel - área Teatro. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Teatro, Educação e Práxis Social. Participou de quatro gestões na diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas, ADUFPel, Seção Sindical do Andes. Nas duas últimas vezes ocupou o cargo de vice-presidente.

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Denise Petrucci Gigante
Professora associada da UFPel, lotada na Faculdade Nutrição, possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela UFPel e pós-doutorado pela Cornell University, EUA, é bolsista de produtividade do CNPq e atualmente exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Foi Coordenadora do Colegiado da Faculdade de Nutrição, Vice-Diretora da Faculdade de Nutrição por dois mandatos e Diretora de março a novembro de 1997. Atua como membro de corpo editorial e revisora de vários periódicos na área de Saúde Coletiva e Nutrição.

Pró-Reitor de Extensão e Cultura
Antônio Cruz
Professor de economia do Curso de Relações Internacionais e pesquisador/extensionista no Núcleo de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. Graduado em história com especialização em ciência política pela UFPEL; mestre em sociologia pela UFRGS e doutor em economia aplicada pela UNICAMP, com estágio de doutorado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. Docente universitário desde 1994, atuou como professor/pesquisador do Mestrado de Política Social da UCPel, onde coordenou o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas. Foi também coordenador nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, entre 2008 e 2010. É colaborador e membro do conselho editorial de revistas especializadas em cooperativismo e economia solidária do Uruguai, Argentina e Colômbia. Seu foco de atuação é a economia social e do trabalho, com ênfase na economia solidária, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, qualificação profissional, desenvolvimento local e metodologias de incubação de empreendimentos econômicos associativos.

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento
Luiz Osório Rocha dos Santos
Técnico-administrativo em Educação da UFPel, desde 1978, no cargo de economista. Especialista em Administração Universitária (FaE/UFPel). Especialista em Administração Contábil e Financeira (UFRGS). Mestre em Educação (FaE/UFPel). Foi dirigente da ASUFPel (4 mandatos). Integrou o Grupo de Trabalho de Carreira da FASUBRA, de 1984 a 2006. Membro do Conselho Universitário da UFPel, representando os Técnico-administrativos em Educação (5 mandatos). Pró-Reitor Administrativo da UFPel (1989-1993). Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (2008 a 2011).

Pró-Reitor Administrativo
Antônio Carlos de Freitas Cleff
Servidor Técnico-Administrativo há 28 anos da UFPel, possui especialização em Administração Universitária pela própria instituição. Atualmente exerce suas funções no Laboratório de Conforto e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura. Foi Coordenador Geral da Associação dos Servidores da UFPel, por três mandatos, e membro do Conselho Universitário da UFPel (CONSUN) por três mandatos e membro do Conselho Diretor da Fundação (CONDIR), por um mandato. Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Pelotas na gestão de Fernando Marroni, de 2001/2004.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis
Rosane Brandão
Graduada em Estudos Sociais pela UCPel (1985).Foi admitida na UFPel em 1994, ocupando o cargo de auxiliar administrativo, indo trabalhar na PRPPG, onde foi chefe da Divisão de Pesquisa e Iniciação Científica de 1995 a 1997. Em 1997 trabalhou na PRPD exercendo a chefia da Seção de Desenvolvimento Institucional. Foi membro da CIPA/UFPel de 1995 a 1996. Realizou estágio em Gestão Administrativa de Projeto na Prefeitura Municipal de POA, em 1999 e na Prefeitura Municipal de Pelotas, na Integrasul, em 2001. Membro da CPPTA no biênio 1997/98 e reeleita no biênio 1999/2000. Foi membro de várias comissões de sindicâncias especiais e de normas. Membro do Conselho Departamental do IB (1998/2000 e reeleita no biênio 2001/2003) e do IAD (2005/2007). Foi membro do Conselho Municipal da Mulher de 2001 a 2004. Membro do Conselho Universitário de 2001 a 2011 (titular e suplente), sendo indicada para a Comissão de Legislação e Normas em três mandatos. Foi diretora da ASUFPel/Sindicato de 2001 a 2003 e reeleita no biênio 2003/2005 e em 2009/2011. Atualmente desempenha suas funções no Colegiado dos Cursos de Cinema no Centro de Artes da UFPel.

Pró-Reitor de Gestão de Recursos Humanos
Sérgio Batista Christino
Técnico-administrativo em Educação na UFPel há 29 anos, desempenhou cargo de chefia na seção de arquivo e na seção de treinamento de pessoal. Foi dirigente sindical por três mandatos na ASUFPel. Atualmente trabalha na secretaria do Centro de Letras e Comunicação. É advogado, Especialista e Mestre em Filosofia, tem trabalhos publicados em periódicos científicos nacionais nas áreas de Ética, Filosofia Moral e Filosofia Política.

Fonte: http://ccs.ufpel.edu.br/