sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AULA INAUGURAL

NEPPU e Observatório de Direitos Humanos realizam palestra com ex-ministra

O Núcleo de Estudos em políticas Públicas (NEPPU) e o Observatório de Direitos Humanos realizaram no último dia 21 a palestra “Avanços e desafios dos Direitos Humanos” com a ex-ministra Maria do Rosário. O evento, realizado no auditório multiuso do Centro de Artes da UFPel contou com a presença de 250 pessoas, entre estudantes, professores, técnico-administrativos e membros da comunidade pelotense.
Durante a atividade, Maria do rosário relatou as experiências dos três anos em que esteve à frente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e as metas do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Além disso, a ex-ministra destacou políticas pontuais como o Sistema Nacional de Prevenção e de Combate à Tortura, a questão LGBT, direitos da criança, adolescente e da pessoa idosa.
De acordo com o coordenador do Observatório de Direitos Humanos, professor Hemerson Pase, a palestra inaugural é um momento importante para colocar o tema dos direitos humanos na agenda política da cidade e da região. “Este é o ponto de partida para um projeto que pretende mapear rigorosamente a verdadeira situação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul”, afirma o professor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da UFPel.

Sobre o projeto


O Observatório de Direitos Humanos da UFPel é um programa de Pesquisa, Ensino e Extensão recém-criado que tem como objetivo contribuir para a promoção e defesa dos Direitos Humanos nos municípios gaúchos. Sediado no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU), o projeto pretende reunir dados relativos à sete eixos temáticos, como violência, pobreza e preconceito, além de elaborar relatórios públicos a partir da reunião e da avaliação dos destes dados. Além disso, o cronograma de atividades do Observatório inclui a realização periódica de palestras e seminários sobre o tema dos Direitos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail observatoriodh.ufpel@gmail.com. 

Veja mais Fotos do Evento no Link abaixo:


AULA INAUGURAL - Observatório de Direitos Humanos