sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resultado da II pesquisa de opinião para a eleição à reitoria da UFPel

O NEPPU divulgou hoje resultado da segunda pesquisa de intenção de voto para reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).




Foram entrevistados 79 professores, 89 técnico-administrativos e 537 estudantes, escolhidos aleatoriamente em pontos de grande fluxo da Universidade, no dia 23 de maio.  A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.


O resultado indica crescimento maior da candidatura de Mauro/Mauch e a estagnação da candidatura da situação, formada pelo atual vice-reitor da UFPel, Manoel Moraes, e por Márcia. Diminuiu bastante o número de indecisos e o maior índice de rejeição, hoje, é de Manoel e Márcia. 

O resultado geral mostra duas chapas mais bem pontuadas. São elas: dos candidatos Mauro e Mauch, com 21,8% das intenções de voto; dos professores Bretanha e Fábio, com 18,8%. Em seguida vêm a chapa da situação, formada por Manoel e Márcia, com 17,5%. Já a chapa Luciane e Margarida aparece com 16,5% e possui a menor rejeição de todas.


Na margem de erro, empatados

Considerando a margem de erro (3,5 pp. para mais ou menos), as chapas de Manoel/Márcia e de Luciane/Margaridas estão em empate técnico com as candidaturas de Mauro/Mauch e de Bretanha/Fábio.


Embora o índice de acerto da pesquisa seja de 95%, segundo seus organizadores, a margem de erro pode significar que as quatro chapas estão, hoje, em condições de chegar ao segundo turno.


A chapa Odir e Alexandre vem depois, com 11,2%. Eliana e Miguel têm 1,6%.


Brancos e nulos foram 9%. Não sabe, 10,9%. Não respondeu, 1,2%.

Resultado ponderado




Rejeição

A chapa da situação - Manoel e Márcia - apresenta os maiores índices de rejeição. É a chapa mais rejeitada pelos três segmentos acadêmicos individualmente e somados. A maior rejeição ocorre entre os estudantes - 60,4% não votariam em Manoel e Márcia em hipótese alguma. Entre os técnicos-administrativos, a rejeição é de 34,8%. Entre os professores, a rejeição é de 31,6%.

A chapa Eliane/Miguel têm a segunda maior rejeição - entre técnicos administrativos, 15,7%, e professores, 19%. A chapa de Odir/Alexandre tem a segunda maior rejeição entre os estudantes.






Evolução das candidaturas

A comparação das duas pesquisas feitas pelo Neppu - a primeira, nos dias 7 e 8 de maio, e a segunda, em 24 de maio, mostra que a candidatura Mauro/Mauch teve o maior crescimento. Esta chapa cresceu 7,7% na preferência dos leitores, saltando de 14,1% na primeira pesquisa para 21,8% neste segundo levantamento.

O segundo maior crescimento foi da chapa Luciane/Margarida, que cresceu 7,3%, pulando de 9,2% para 16,5%. Bretanha/Fábio cresceram 2 pontos percentuais, chegando a 18,9%. Manoel e Márcia, da situação, subiram, mas pouco - de 17,2% para 17,5%. Fica clara a redução dos indecisos: "Não sabem" caiu de 22,2% para 10,9%. "Não responderam" caiu de 5,3% para 1,2%.





Intenção de voto dos docentes





UNIDADE DE ANÁLISE
Integrantes da comunidade universitária (eleitores), distribuídos entre docentes, servidores técnico-administrativos e alunos com direito a participar da consulta à comunidade.

FICHA TÉCNICA
Pesquisa de opinião no processo de consulta à comunidade universitária para escolha do reitor da UFPel;
Período de aplicação: 24/05/2012
O universo da pesquisa é composto por 1.222 docentes, 1.179 servidores técnico-administrativos e aproximadamente 23.000 alunos
Amostra: 705 entrevistados (79 docentes, 89 técnico-administrativos, 537 estudantes)
Coordenação: Dr. Hemerson Luiz Pase e Dra. Patrícia Chaves da Cunha

Mais informações CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do NEPPU agradece a sua participação!