sábado, 9 de abril de 2016

NEPPU INAUGURA ESCOLA DE GOVERNO E GESTÃO PÚBLICA

            O Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU) criou uma Escola de Governo para capacitar atores políticos e gestores públicos, com destaque para aqueles vinculados às Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores.
            A criação da Escola de Governo e Gestão Pública parte de um diagnóstico de que existe uma grande defasagem burocrática e administrativa nos municípios para a formulação de projetos e gestão cotidiana da ‘coisa pública’, particularmente em municípios pequenos. Por esta razão, o objetivo da Escola é desenvolver estudos, pesquisas e projetos; divulgar o conhecimento técnico e científico; e capacitar os gestores públicos através da promoção e disponibilização de cursos, palestras e oficinas.           
            Segundo o coordenador do NEPPU e da Escola de Governo, prof. Dr. Hemerson Luiz Pase, que também é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) ‘a universidade somente realiza sua histórica tarefa social de fazer extensão se sair de dentro dos seus muros e tentar contribuir com a vida cotidiana das comunidades, socializando o aprendizado proporcionado pela ciência’.
A Escola de Governo e Gestão Pública se materializou em razão de uma parceria entre o NEPPU e o Instituto de Estudos Governamentais: Estado, governo, políticas públicas e opinião (IEGOV). Segundo o prof. Hemerson ‘quando o Núcleo foi criado em 2010, uma das áreas de atuação previstas era a de capacitação de gestores públicos, contudo, em razão da falta de capital humano e apoio institucional nunca conseguimos materializar essa idéia’.
Já existe uma agenda de cursos que serão oferecidos neste ano, tais como: Contabilidade aplicada ao setor público; Importância e funções do legislativo municipal; Administração de receitas municipais; Licitação e contratos administrativos; Gestão de programas sociais; Gestão do cadastro único; Mitos e verdades sobre a improbidade administrativa. Além desses, em razão das proximidades das eleições municipais e das dúvidas sempre existentes sobre a normatização deste processo será oferecido também um curso sobre legislação eleitoral.
O primeiro curso oferecido é o de Sistemas de controle interno municipal e ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio no mini-auditório, sala 352, do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Pelotas.

Maiores informações podem ser obtidas no blog do NEPPU. http://neppuufpel.blogspot.com.br/, por e-mail, neppu.ufpel@gmail.com, ou na sala 302 do Centro de Ciências Humanas, na Rua Alberto Rosa, 154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do NEPPU agradece a sua participação!